O Que Levar em Conta ao Comprar um Semi Novo?

Se você passou ou está passando pela transação da compra de um veículo de segunda mão, com certeza já se deparou com a dúvida: O que levar em conta ao comprar um semi novo? São vários detalhes que podem lhe salvar de comprar um “gato por lebre”. Por isso, nós separamos algumas dicas sobre O que levar em conta ao comprar um semi novo? Confira a nossa postagem!

fv1

Semi Novo

  • Confira também os grandes lançamentos de Carros 2017!

O que levar em conta ao comprar um Semi Novo?

Um dos motivos que faz a venda dos automóveis semi-novos no Brasil não perder seu posto de sucesso é o aumento constante dos carros 0km, principalmente modelos em que itens básicos não são oferecidos de saída, como um simples ar-condicionado.

fv6

Mas a vantagem do preço baixo pode vir acompanhada de uma série de problemas. Para você não passar por apertos antes, durante e depois de comprar o semi-novo, confira conosco como realizar uma compra segura.

1 – Encontre o modelo ideal

Ao escolher o seu semi-novo, primeiro tenha em mente quais são as suas necessidades: tecnologia, conforto, desempenho, espaço? Modelos que deram certo no mercado e que são fabricados há anos do mesmo jeito podem ser boas opções. 

fv3

Se você está buscando descontos, os carros que saíram de linha acabam perdendo valor porque a manutenção e a substituição de peças tendem a se tornar cada vez mais difíceis. Os brasileiros preferem as cores prata e preto, então carros com cores extravagantes costumam encalhar nas lojas – e ficam mais baratos.

2 – Lista de Veículos

Após eleger suas prioridades, faça uma pequena lista de modelos que atendem aos seus desejos. Lembre-se que quanto mais caro é um carro, mais rápida é sua depreciação. Para ajudar a compor sua lista, você pode pesquisar listas na internet dos veículos mais desejados. A revista Quatro Rodas, uma das mais influentes no assunto, divulga a cada ano o ranking dos melhores carros para comprar em 17 categorias.

fv4

Aproveitar o sucesso de modelos consagrados para comprar o seu semi-novo é uma boa aposta, pois dificilmente um modelo irá ser sucesso de vendas se não oferecer um bom custo-benefício. 

3 – Comprando em Lojas

Segundo especialistas, é recomendável que você comece procurando semi-novos em uma concessionária ou loja, pois esses lugares costumam filtrar tudo o que é essencial para garantir ao futuro proprietário um serviço de qualidade, além de ter acesso a informações importantes sobre o veículo, como sinistros e bloqueios administrativos.

fv7

Comprar de locadoras também pode ser bom negócio, já que a maioria adquire os carros de um único dono. Busque sempre lojas de confiança.

4 – Comprando de Terceiros

Se você irá comprar diretamente com o dono, saiba que quanto mais próximo vocês forem, menor o risco de uma transação mal sucedida. Até porque se ocorrerem eventuais problemas com o veículo, você saberá a quem recorrer diretamente.

fv8

Mas a dificuldade é encontrar o modelo desejado em bom estado apenas dentro do universo de conhecidos. Caso você dê essa sorte, não esqueça de realizar as etapas seguintes que iremos mostrar, de preferência com a ajuda de um bom mecânico.

5 – Pesquise preços

Este é um passo essencial, pois evita que você não saiba como negociar na hora de fechar o negócio. Quanto mais opções você tiver para a sua compra, mais argumentos você terá para discutir o preço com o negociante. Uma dica é se dirigir a cidades vizinhas, pois o preço pode variar até 5,2%.

fv9

Nunca, sob hipótese alguma, adiante algum valor financeiro para o dono do veículo antes de qualquer fechamento de negociação.

6 – Procedência do Veículo

É importante que você saiba a procedência do veículo, para questões como pendências jurídicas, autenticidade do chassi e do motor, além de verificar se o carro não foi roubado. Pode parecer passos simples, mas muitas pessoas são reféns de golpes do tipo por não atentarem a esses detalhes. 

fv10

Por isso, ao adquirir o seu veículo, dê preferência a modelos que venham com o manual do proprietário, pois é lá que vêm os carimbos das revisões feitas em uma autorizada.

7 – Checando o Veículo

Na hora de comprar o seu veículo, deve-se verificar todos os itens de segurança, desde a validade do extintor, a existência de chave de rodas, triângulo e até as condições do estepe. É importante checar o nível de óleo e sua periodicidade de troca, e solicitar até o histórico de manutenção do veículo para checar como o antigo dono cuidava do veículo.

fv43

Muitas vezes um veículo não está em bom estado por descuido do dono. Procure pontos de ferrugem em cantinhos e debaixo das guarnições ou do assoalho, pois isso pode ser um sinal de problemas na vedação. Confira também o estado dos pneus, pois desgastes irregulares podem indicar problemas com a suspensão ou a falta de alinhamento das rodas.

8 – Test Drive

Nós recomendamos que o test drive seja feito pelo futuro dono e por um mecânico de sua confiança. A primeira dica é ligar o carro em marcha lenta e verificar: os níveis de ruído na cabine; vibração do volante e da alavanca de câmbio – no caso de um modelo manual. Ao dar uma volta, cheque se há folga no pedal de freio, e observe como o veículo se comporta quando passa em um buraco.

fv12

Se o carro demorar para ligar, é porque há folgas no motor. Para testar a suspensão, dê uma volta em terrenos de terra ou razoavelmente irregulares. Ruídos e estalos vão denunciar eventuais problemas.  Para verificar o estado dos freios, ouça se há ruídos metálicos no momento da utilização (indício de que as pastilhas estão gastas). 

E então, curtiram nossas dicas sobre o que levar em conta ao comprar um Semi Novo? Faça um bom negócio!

O Que Levar em Conta ao Comprar um Semi Novo?
3 votes. Average: 4.3 out of 5!
carros 2017 fotos
Avalie nosso Conteúdo ⬇

Alguma Dúvida? Publique um Comentário: